ENTREVISTA 4 - AELN/RS

ENTREVISTA COM A ESCRITORA ROSALVA ROCHA





1-Nome  do entrevistado: Rosalva Rocha
2-Data da entrevista: 04/01/2011
3-Há quanto tempo está na AELN? 3 anos
4-Cidade de origem: Santo Antônio da Patrulha/RS
5-Por que se tornou membro da AELN? Através do incentivo do Sr. Renato José Lopes
6-Faz da escrita uma profissão? Não. A escrita, de minha parte, ainda é um tanto despretensiosa, até porque ainda preciso aprender muito. Mas não nego que a coloco ao lado do trabalho e das várias atividades que realizo com prazer.
7-Por quê? Porque é um dos meus maiores prazeres. Há pouco li uma frase, em um livro escrito por uma grande amiga, que se aplica a mim também: “a escrita prá mim é como o ato de respirar ...”
8-Como descobriu o caminho das letras? Com brotou o desejo de escrever? Desde muito pequena. Sempre gostei de colocar no papel o que sentia através de diários, escritos em guardanapos de papel, em cartões, etc.
9-Sofreu alguma influência? Sim, de meu pai. Ele cursou somente até o 5º. ano primário e, em razão disso e da “fome” pelo saber, lia muito e, desde muito cedo, acabou transferindo-me o hábito.
10-Que horário reserva para suas leituras? E para escrever? Geralmente leio à noite, antes de dormir, e em momentos de descanso. Para escrever? Ah! Qualquer horário, todo horário – quando a inspiração aparece. Isto é maravilhoso pra  mim!
11-Que obra ou obras publicou? “... aos 40!”, em parceria com 4 amigas e participação em 2 Antologias da AELN e 1 Antologia POESIA NA PRAÇA. Além disso, escrevo para alguns blogs e para o Recanto das Letras. Em termos profissionais também escrevo alguns artigos esporadicamente sobre a área na qual atuo.
12-Fale dela ou delas? O primeiro livro nasceu como um “filho”  ...alegria imensa! Aos poucos, e com a entrada na AELN, as coisas foram se modificando e eu aprendendo. Na verdade, olhando para trás, hoje percebo que ele poderia ter sido muito melhor elaborado, mas, por outro lado, valeu o “projeto em si”, já que o seguimos com muita disciplina, mesmo sendo “marinheiras de 1ª. viagem”. Já a participação nas Antologias se deu de uma forma mais tranqüila,  mais segura e com o mesmo prazer. Ver algo escrito por mim e publicado é algo indescritível.
13-Foi difícil a publicação? Do 1º. livro sim, especialmente pela nossa inexperiência no assunto e pela dificuldade em encontrar uma editora realmente séria. Sofremos muito em termos de organização do trabalho junto à editora escolhida e, como sempre, com a distribuição, que foi um desastre. No momento da contratação a história é bem diferente da que constatamos após a publicação.
14- Como vê a cultura no litoral Norte? Prá mim um orgulho, já que tomo conhecimento constante de inúmeros projetos realizados,  mas, infelizmente, ainda não tem o lugar como merece. A nossa cultura é rica demais e precisa ser melhor divulgada. Para isto faz-se necessário o apoio do poder público. Sempre acabo me questionando sobre o “porquê” de a cultura não ser vista da forma como deveria. Mas, por outro lado, também tenho consciência de que cabe a nós, envolvidos com ela, não perder o ânimo e batalhar sempre para que as coisas realmente aconteçam.
15-O que pensa sobre a tecnologia digital em relação ao livro impresso? Apesar de, com o avanço da tecnologia em relação à minha idade, eu me sentir uma “convertida”, sou totalmente favorável a qualquer meio tecnológico para disseminação de cultura, o que já está acontecendo de uma forma surpreendentemente rápida. Mas, particularmente, ainda gosto do tato, do livro em si, do folhear das páginas, do rabiscar no que gostei. Ainda não cheguei ao ponto de acreditar que os livros impressos desaparecerão. Da mesma forma, penso em relação aos jornais. Mudam-se muitas coisas, mas acredito que alguns “hábitos” não desaparecerão.

CITE:
1-Um livro que tenha gostado e que recomenda: Perdas Necessárias (Judith Viorst)
2-Um autor de sua preferência: Fernando Pessoa (sempre!)
3-Um  ídolo: Nelson Mandela
4-Um filme inesquecível: Cinema Paradiso
5-Uma música preferida: Codinome Beija-Flor
5- Uma personalidade que admira: Minha avó materna, já falecida – pelo exemplo de generosidade, postura e equilíbrio. Prá mim ela sempre foi uma “personalidade”.
6- Um recado para ler mais ou começar a gostar de ler. Criar o hábito, começando aos poucos com uma leitura leve, poucas páginas, mas com disciplina. Na minha opinião, a gente só se apaixona pela leitura quando começa a “senti-la” e “entendê-la”.
7- Fale sobre o que desejar. Parabenizo a Dna. Leda pela iniciativa destas entrevistas. Uma excelente forma de nos conhecermos mais e melhor. E, em paralelo, agradeço a todos os colegas da AELN pela oportunidade que tenho tido de aprender tanto com pessoas engajadas, com visão e, sobretudo, “fome por cultura”.
Aproveito também para deixar algumas palavras que recebi de um amigo e que me fez pensar muito: “As vontades não vividas provocam as mais loucas reações”. Que continuemos todos vivendo sempre as nossas vontades!
E, por fim, uma grande preocupação, muito embora eu não seja mãe: “o hábito da leitura está sendo introjetado em nossas crianças? Ou a educação, atualmente,  está sendo terceirizada?”



 A escritora aqui biografada foi premiada,veja:


A escritora da AELN Rosalva Rocha foi premiada no 7º Concurso Literário Expresso das Letras, promovido pela Editora Revolução Cultural em Parceria com a Academia de Letras e Artes de Porto Alegre. O poema premiado,Tempo perdido, foi publicado no site da AELN em novembro de 2010.
O autor do projeto do concurso é o escritor Benedito Saldanha.  A cerimônia de premiação ocorre no dia 28 de janeiro em Porto Alegre.
Rosalva é natural de Santo Antônio da Patrulha e graduada em Turismo pela PUC/RS. Trabalhou nas empresas Sulbrasileiro Crédito Imobiliário (POA), Olvebra e Olvebra Industrial S/A (POA), Kepler Weber (POA), NET (SP), VIVO (POA) e Grupo Matone (POA). Atualmente atua como Sócia-Consultora da API Projetos na Área de Relacionamento com Clientes. É autora de “…aos 40!”, editado pela Imprensa Livre em 2007.
Saiba mais sobre Rosalva Rocha aqui.

Cerimônia de Premiação
Dia: 28 de janeiro de 2010 – 18hs (sexta-feira)
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Andradas, 1223)
Apoio: Academia de Letras de Porto Alegre
Especial: Apresentação do Sarau Poetas Iluminados, com a escritora e cantora Angélica Rizzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário