ENTREVISTA 5

Dando continuidade às entrevistas  a escritores da Academia de Escritores do Litoral Norte, hoje o nosso entrevistado é o escritor Rubens Moraes Lace.
Rubens é paulista da Capital, veio para o Rio Grande do sul em 1982.Fixou residência em São Leopoldo. Desde 2001 reside em Capão da Canoa.
A literatura é um sonho que nasceu com ele, mas só pode dedicar-ser a ela há três anos como repórter e cronista de jornal local. Recebeu vários prêmios. Desde 2009 é membro da AELN. Além de crônicas em jornal, também as publica em um site. Tem poesias publicadas no Caderno Literário Pragmatha.



1-Nome  do entrevistado: Rubens (Moraes) Lace
2-Data da entrevista: 02/01/2011
3-Há quanto tempo está na AELN? Um ano
4-Cidade de origem: São Paulo
5-Por que se tornou membro da AELN? A convite do Mário Feijó
6-Faz da escrita uma profissão? Gostaria de fazer, porém ainda não pude realizar.
7-Por quê? Na  cidade onde moro a imprensa escrita ainda é insipiente. Como autodidata, falta o reconhecimento de grandes editoras.
8-Como descobriu o caminho das letras? Com brotou o desejo de escrever? Posso dizer que nasceu comigo. Mesmo antes de saber ler, eu ficava vendo as revistas e tentando adivinhar o que diziam. Já a escrita demorou bastante a ocupar um espaço em minha vida. Só por volta dos quarenta anos me atrevi a passar para o papel meus primeiros poemas.
9-Sofreu alguma influência? De meu irmão mais velho, talvez, que também escreve.
10-Que horário reserva para suas leituras? E para escrever? Hoje leio preferencialmente à noite. A escrita depende basicamente da inspiração, então, não tem hora.
11-Que obra ou obras publicou? O livro “A Vida...em crônicas”  e participei da II Antologia da AELN.
12-Fale dela ou delas? O livro é basicamente autobiográfico e cobre um período de três anos de minha vida. sentimentos, frustrações, alegrias estão presentes na obra.
13-Foi difícil a publicação? Sim, não houve patrocínio, então todo o custo, inclusive o lançamento foi feito com verba própria.
14- Como vê a cultura no litoral Norte? Pode ser desconhecimento meu, mas ainda não surgiu nenhum grande escritor nesta região. Muitos trabalhos autodidatas, que, como eu, lutam  para poderem publicar suas obras.
15-O que pensa sobre a tecnologia digital em relação ao livro impresso? Só digo que nada supera o prazer de ter um livro em suas mãos.

CITE:
1-Um livro que tenha gostado e que recomenda: “Quero ser humano outra vez”.
2-Um autor de sua preferência: Erich Maria Remarque
3-Um  ídolo: Elvis Presley
4-Um filme inesquecível: My Fair Lady
5-Uma música preferida: I Could have dance all night
5- Uma personalidade que admira: Martin Luther King
6- Um recado para ler mais ou começar a gostar de ler. Deixe-se levar na viagem maravilhosa que a leitura nos proporciona.
7- Fale sobre o que desejar.
A dificuldade de distribuição dos livros autodidatas é um grande entrave na produção e divulgação das obras. Somente as feiras nas diversas cidades, não são suficientes para tornar seu livro conhecido e procurado. No entanto, devido aos poucos recursos de seus autores esta situação deve permanecer.

Se desejar saber mais sobre o escritor, acesse o site da academia: www.aeln.org







Nenhum comentário:

Postar um comentário