CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA DE TRAMANDAÍ

A vida da população de Tramandaí e Imbé teve outro sentido depois da construção de sua primeira igreja, em 1908, quando começaram as festas religiosas que animavam a população residente e veranista, com orações e festejos populares.

Até então, não havia um espaço especial para o povo expressar a sua fé. O sonho de erguer uma igreja passou a ser uma meta, tanto do pescador como do veranista, especialmente deste que, em suas cidades, costumava assistir, pelo menos, à missa dominical. Graças ao dinamismo e determinação  do Comendador Militão Borges d'Almeida, veranista extremamente católico, esse sonho se concretizou, quando em 15 de outubro de 1907 foi lançada a pedra fundamental da igreja Nossa Senhora dos Navegantes de Tramandaí.

No ano da inauguração da igreja, 1908, por causa do atraso das obras, a festa foi adiada para o dia 23 de fevereiro.

A igreja, construção em alvenaria,media 7,60m de largura por 14,12 de comprimento. Localizava na Avenida da Igreja com a Avenida Emancipação. O terreno foi doado pelo Sr.Jorge José Mury, pioneiro no comércio de Tramandaí e proprietário de muitas terras no centro desta praia, em Imbé e em capão da Canoa.

Nos fundos da igreja eram sepultados os "Anjos" (crianças que nasciam mortas) Uma cerca  de sarrafos de madeira protegia a igreja dos animais que circulavam soltos pelas principais ruas de Tramandaí.

(Texto extraído do meu livro Tramandaí/Imbé 100 anos de História -Religiosidade,Cultura ,Folclore. Editora Est.2008 -Porto Alegre - p. 41).


Fotografia da primeira Igreja de Tramandaí N.Sra dos Navegantes

Interior da primeira igreja de Tramandaí
 Nessa Igreja, minha mãe se casou e eu fiz minha primeira comunhão.
Foi demolida na década de 50.



 Este monumento, comemorativo ao Centenário de Devoção a Nossa Senhora dos Navegantes e a São Pedro, sinaliza o local onde foi construída, em 1908, a primeira igreja  de Tramandaí.: Avenida da Igreja com Avenida Emancipação.Foi inaugurado no ano do Centenário, na festa de São Pedro, 29 de junho de 2008.


                                      UM POUCO DE HISTÓRIA E UM CONVITE

Tramandaí vive duas realidades: Temporada de veraneio e inverno, baixa estação.

A história de Tramandaí está alicerçada em Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do Município e em São Pedro, Padroeiro de Tramandaí e protetor dos pescadores. São as duas grandes  festas religiosas do Município:

 Uma, na temporada de veraneio, 02 de fevereiro que reune milhares de fiéis na grande procissão fluvial,  demonstração de fé e espetáculo singular para quem a assiste às margens do rio,onde nasceu o povoado de pescadores e praia de veraneio, onde  a história e as lendas se mesclam...

(Você já parou para apreciar a beleza do rio que corta os dois municípios e se entrega ao mar?)

Outra, em junho. Depois do resgate da Festa de São Pedro, em 1997, passou a ser integrada com a Festa Nacional do Peixe, voltando a ser festa  animada, com grande participação da comunidade. Quando termina a Festa de São Pedro começa a Festa Nacional do Peixe. A imagem ´do padroeiro, depois da última novena, é levada em procissão para a festa Nacional do Peixe e lá permanece até o seu témino.

Para quem não teve a oportunidade de participar desta festa, seria interessante se programar, agendar e dar uma chegada em Tramandaí. A festa acontece no parque de eventos, especialmente construído para eventos de grande porte. Venha comer uma tainha assada, acompanhada de saladas, pão francês ou se desejar, escolha outros frutos do mar. A gastronomia é variada. Tem variedades de pratos para quem não aprecia peixe. Além da tradicional tainha da festa, há bons restaurantes que se instalam no local.

Confira!.

Um comentário:

  1. Amiga, uma bela dedicação de uma dedicada professora e amante de Tramandai, experimente acessar: wcastanheira.blogspot.com e...estarei lá a esperar sua amável visita, bjos de pazzzzzzz

    ResponderExcluir