ENTREVISTA 3 AELN/RS

Conheça mais.
Eis a terceira entrevista: Suely Braga,escritora homenageada na 25ª Feira do Livro de Osório.

        

 
ENTREVISTA
   1- Suely Eva dos Navegantes Braga(Suely Braga)
   2- Data: 04/01/2011
   3- Estou na AELN desde a sua fundação e éramos poucos escritores.
   4- Santo Antonio da Patrulha, mas moro em Osório desde menina.
  5- Porque achei necessário que uma Associação ou Academia reunisse os escritores do Litoral Norte, para se unirem e discutirem seus problemas. Os escritores estavam muito dispersos.
   6- Atualmente sim, pois estou aposentada como Orientadora Educacional. Não atuo mais no Magistério, só através de professores na ativa, pois pertenço a um movimento Internacional chamado Equipes Docentes. Sou uma equipista.
  7- Geralmente estou sempre lendo, às vezes, até dois livros ao mesmo tempo. Ando sempre com um livro na bolsa. Leio no gabinete dentário,nos consultórios médicos,nas viagens de ônibus e sobretudo à noite.Para escrever uso os momentos que vem alguma inspiração e à noite..
  8- Minha obra solo foi um livro de contos e crônicas intitulado: "Os últimos acordes do concerto", lançado em março de 2007 e na Feira de P.Alegre, em novembro de 2007.Tenho também participação em mais de 40 Antologias e Coletâneas no Estado e fora do Estado:como Minas Gerais,São Paulo,Rio de Janeiro e Bahia. Umas através de Concursos Literários(todas premiadas )e outras a convite. Este ano participei de cinco Antologias, duas de P.Alegre:Voo independente 09 da AGEI e Escritores Gaúchos publicada pelo jornal RSLETRAS do qual sou correspondente,Poesia na Praça de Santo Antonio da Patrulha e duas em Osório: Antologia II,da nossa Academia e Antologia poética de um grupo de poetas,que fizeram uma oficina com o Poeta Luiz de Miranda.
  9- Desde menina fui apaixonada pela leitura. Após me formar trabalhei com Língua Portuguesa e Literatura em quase todas as escolas do município de Osório. Lia muito. Quando estudava criamos um jornalzinho mensal  uma colega ginasiana e eu. No colégio Santa Teresinha, em Santo Antônio da Patrulha, no qual escrevíamos um romance, também com Tereza Gamba transformamos um livro em peça teatral que foi encenada.
     Continuei sempre escrevendo sobre educação e política em jornais e na Revista Prospectiva dos Orientadores Educacionais, na qual participei do Conselho Editorial por muitos anos. Escrevi para os Boletins El Educador e Engajamento das Equipes Docentes, por muito tempo. Então a leitura e a escrita para mim é como o ar que respiro.
  10- Sim influência dos autores que lia. Depois de aposentada voltei-me para a Literatura, comecei a participar de Concursos Literários e angariar prêmios. Isto me influenciou muito.
  11- Foi muito difícil a publicação do meu livro. Tive problemas com um editor, mudei de editora. Meu livro foi pré – vendido. Recebi o apoio da Prefeitura Municipal, que comprou 500 livros e de algumas firmas de Osório. Acho que sempre é difícil publicar um livro, porque sai muito dispendioso e não é fácil  vender, porque a comunidade lê muito pouco.
  12- Acho que a cultura do Litoral Norte está se desenvolvendo, mas lentamente. Falta apoio dos governos municipais (com exceção do governo de Osório que apoia muito a cultura),  não temos apoio das Faculdades, que são muito fechadas para a comunidade; das próprias livrarias locais, que colocam os livros dos autores  do Litoral Norte num lugar sem muita visibilidade, dispondo na frente os grandes autores mais vendidos. Da comunidade que,  muitas vezes, não participa dos eventos culturais. Falta um pouco mais de divulgação dos eventos nos meios de comunicação. Creio que ainda temos muito a fazer e contribuir com a cultura do Litoral Norte.
    A tecnologia se desenvolve cada vez mais velozmente. Ela é muito importante para todos, em qualquer idade, nos proporciona uma interação muito importante, porque podemos usar os sites, os blogs,as páginas onde podemos colocar nossos pensamentos,nossas opiniões, fazer vídeos e livros digitais. Comunicar-nos ao vivo e a cores com pessoas do mundo inteiro. Só que a internet também tem muitas coisas desastrosas, que se tornam um perigo para as crianças e jovens. Também vicia os estudantes a copiarem textos da internet e apresentarem como de sua autoria, ou textos com o nome de autores famosos, enquanto os mesmos escritores, muitas vezes, nem sabem que estão usando seus nomes indevidamente. Cria uma facilidade ao plágio e leva à preguiça mental, mas hoje quem não maneja a tecnologia fica defasado. Minha opinião, no entanto, é que o livro impresso nunca vai acabar, pois cada vez mais surgem novos escritores, que usam a criatividade para lançar seus livros e também escritores jovens escrevendo muito. Diziam quando surgiu a televisão que o rádio ia acabar, mas nunca se escutou tanto rádio como hoje. O DVD ia acabar com o cinema, no entanto as salas de cinema continuam lotadas. O mundo tem lugar para todas as artes se desenvolverem. O livro impresso é mais prático para ler, manusear e carregar. A gente pode ler em qualquer lugar, aproveitando todos os minutos. Agora com os livros de bolso então a praticidade é maior. O livro impresso desenvolve nossa imaginação e nos faz sonhar.
    Gosto de muitos autores como: Garcia Marques, Jorge Luiz Borges, Horácio Quiroga, Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar, Charles Kiefer, Rubem Alves, Clarice Lispector, Lya Luft, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Pablo Neruda, Cecília Meireles e tantos outros.
     Gostei muito do Pequeno Príncipe e na minha juventude Clarissa de Érico Veríssimo.
    Prefiro Clarice Lispector.
    O ídolo Jesus Cristo.
    O Filme inesquecível:  Dr. Givago.
     Música: tenho tantas... Granada é uma.
     Para ler mais a criança desde os primeiros anos  deve ser incentivada com livros ilustrados. Nas escolas se faz imprescindível que as professoras trabalhem muito com a leitura e a escrita, usando livros de acordo com os interesses da criança e do jovem. Ler, ler muito para poder escrever. Pode começar com estórias em quadrinho. Ler jornal, etc...

      Quero agradecer a oportunidade que tu, Leda, me dás com esta entrevista, te parabenizar pelo teu blog.
      Sei que és uma ativista cultural muito respeitada, em tua cidade, então vamos nos unir para fazermos de nossa Academia um polo de cultura do Litoral Norte.
                 Com meu abraço
              Suely Braga


A escritora Suely Braga tem uma página na internet no "Recanto das Letras" onde publica seus textos. Confira. Você vai gostar.




Texto da escritora Suely Braga, homenageada na 25ª Feira do Livro de Osório:



A 25ª FEIRA DO LIVRO DE OSÓRIO

De vinte e oito de novembro a cinco de dezembro de 2010 aconteceu na cidade de Osório,a 25ª Feira do Livro.Tive a honra de ser homenageada,junto com o Patronos Professor Benito Izolan e a esposa Iolanda Izolan e o Xerife professor Laboriou D’Ávila.Sempre participei da organização desde as primeiras Feiras do Livro na cidade.As primeiras foram simples,acanhadas,sòmente com as bancas dos  livreiros. Eram visitadas pelos alunos,professores e algumas pessoas da cidade ,que ainda era muito pequena.
    A 25ª Feira do Livro  foi uma festa, onde por uma semana se respirou literatura e bebeu cultura.Ela aconteceu no Largo dos Estudantes Sonia Chemale.Junto à Feira,nos últimos anos,também é realizada a Semana da Leitura,organizada pelas escolas municipais,na qual as crianças participam ativamente de peças teatrais,contação de histórias e variadas oficinas.É maravilhoso ver o encantamento ,o entusiasmo e alegria das crianças embevecidas ouvindo as histórias e participando das oficinas de desenho ,pinturas e outras atividades.Em nossa Feira o Livro  se uniram  todas as artes:teatro,,música,dança,bandas,corais entremeadas com palestras,bate-papos,sessões de autógrafos e, é claro ,a participação dos livreiros.Palestrantes importantes se fizeram presentes como:Rubem Alves.Juremir Machado,Moacyr Scliar, um psiquiatra argentino,Ana Mello.,Leda Saraiva Soares,que pertence à Academia dos escritores do Litoral Norte.
   Foram lançados muitos livros e Antologias com sessão de autógrafos. A Academia dos Escritores do Litoral Norte se fez presente com uma banca própria, expondo os livros de escritores da região, que foi muito concorrida.Foi lançada a Antologia II dos escritores do Litoral Norte com sessão de autógrafos.
      Houve também durante a Feira o V Encontro dos Escritores do Litoral Norte,que são anuais.
    A Feira do Livro esteve sempre lotada de pessoas de todas as idades,assistindo os eventos, frequentando as bancas, folheando e comprando livros.A Feira movimentou a cidade de Osório,congregando pessoas da região.
     A Feira do Livro, em Osório, tornou-se um evento tradicional na agenda da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura do município ,tendo à frente a  professora Tâmara Carniel.

            SUELY BRAGA
Osório,21 DE JANEIRO DE 2011.





Visite as feiras de verão. Os escritores da AELN-Academia de Escritores do Litoral Norte se fazem presentes nessas Feiras de Livros, com suas obras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário