Tramandaí perde mais uma página viva de sua história!

   Dia 25 de dezembro, dia de Natal, aos noventa e três anos faleceu Maria Rosa do Amaral Saraiva, minha mãe. Tramandaí perde mais uma página viva de sua história!
   Nasceu em Tramandaí em 14 de julho de 1916, quando meu avô Fernando Silveira do Amaral veio se estabelecer na  praia de Tramandaí, no ramo comercial. Foi pioneiro com a casa comercial :"Casa Amaral", situada  na esquina Fernandes Bastos,  com a Rua que leva seu nome: Fernando Amaral. Hoje, nesse local, está a Ferragem Central.
   Fernando teve dez filhos: Lírio, João, Pedro, Aristides, Zilda, Lindóia( Ioia), Julieta, Ilma (Rola),Margarida e  Maria  Rosa, conhecida por  "Mariquinha".
   Mariquinha casou-se com Palmarito de Almeida Saraiva, natural de Itapuã (Viamão RS). Moraram em Osório dois anos, Gilberto e eu nascemos em Osório. Depois, mudaram-se para Tramandaí e passaram a trabalhar na casa comercial de meu avô. Nessa casa, minha mãe teve mais quatro filhos:Lizette, Glaci, Marco Antônio e Renato. Mais tarde, quando meu avô se aposentou meu pai e seu cunhado Pedro, formaram uma sociedade: firma "Amaral & Saraiva", dando continuidade ao comércio iniciado por meu avô, até o  final dos anos 50.
    Nessa casa eu cresci e vivi até me casar com Noel José Soares em 1962, primeiro cirurgião-dentista de Tramandaí.
    Minha mãe sempre trabalhou no comércio até a firma se desfazer.
    Foi uma pessoa dinâmica, prática, caridosa, comunicativa, disponível e desprendida de bens materiais. Viveu feliz. E fez a felicidade de muitos que tiveram oportunidade de conviver com ela.
    Mãe dedicada e habilidosa. Deixou lembranças muito especiais que cada filho guardará em seu coração.
    Sofreu muito nestes últimos anos.
    No dia 25, como presente de Natal, o Menino Jesus, a levou para pertinho de Deus, para que ela pudesse  experimentar a felicidade suprema depois de tanto sofrimento.

    CONVITE:

   Convido meus amigos e pessoas que a conheceram para a missa de sétimo dia, na igreja matriz de Tramandaí Nossa Senhora dos Navegantes, dia 31, às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário