Toda comunicação se dá por sinais. Os sinais velam e revelam mensagens profundas da vida que de outra forma não nos seriam comunicadas e não as conseguiríamos entender.
Presépio - Fala-nos da presença de Deus no meio dos homens, no despojamento e na humildade. O presépio moderno tem sua origem com São Francisco de Assis que, em 1223 inaugurou o primeiro no mundo Greccio.
Estrela de Natal - É o símbolo de Cristo, Luz do Mundo e lembra a estrela que guiou os Magos até Belém.
Árvore de Natal - A árvore sempre foi sinal de vida. No Natal, torna - se símbolo de Jesus Cristo, nossa vida. Ele é a árvore e nós os ramos. Há uma árvore que parece representar melhor a perenidade da vida que todos desejamos. É o pinheiro. Porque esta árvore não morre, não caduca. Inverno e verão conserva sua cor e sua vivacidade. Assim é Cristo e assim deve ser o cristão: Nunca perder o verde de sua fé.
Guirlanda ou Coroa do Advento- É feita de ramos verdes em forma circular, encimada por quatro velas que representam as quatro semanas de espera. A espera do dia de Natal.
Sinos de Natal - O toque dos sinos simbolizam e anunciam a alegria do nascimento de Jesus Cristo.
Velas de Natal - Simbolizam Cristo, Luz do Mundo, em nosso peregrinar. Recordam - nos a luz de nossa fé batismal que deve ser realimentada para que possamos ser luz onde vivemos.
Presentes de Natal - Em primeiro lugar simbolizam o grande presente do Pai aos homens: seu Filho Jesus Cristo. Em segundo, o presente da salvação e a alegria de sermos salvos. Seria também uma forma de presentear o aniversariante (Jesus) que habita em cada um de nós.
O NATAL AQUI EM CASA
Este ano, para a noite de Natal em nossa família, entre tantos símbolos, escolhemos a vela e a ceia.
A vela simboliza Jesus, a Luz do Mundo em nossa passagem por esta vida. Recorda a luz de nossa fé batismal que deve ser realimentada para que sejamos luz onde vivemos.
A ceia reúne, agrega a família. Todos à mesa em comum união. Em comunhão.
Madre Tereza de Calcutá foi luz para muita gente e sempre dizia:
"Quando nos apresentarmos diante de Deus, ele não vai nos perguntar “quantas coisas boas nós fizemos em nossa vida, mas, o quanto de amor colocamos em cada coisa que fizemos”.
Cada pessoa presente terá diante de si, na mesa, um arranjo com uma vela.
Alguém inicia a cerimônia ( espiritualidade) com uma pequena leitura:
Leitura do seguinte texto:
José e Maria chegaram a Belém. Não encontraram alojamento. Maria estava para dar à luz a seu Menino. Encontraram abrigo num estábulo e nesse lugar NASCEU JESUS.
(Nesse momento acende-se a vela grande que simboliza Jesus. Apaga-se a luz elétrica. Bate-se o sino festivamente. Fica só a Luz de Cristo simbolizada na vela).
Pede-se para cada família buscar a luz em Jesus, ou seja, acender a sua vela na vela que representa Cristo. O ambiente que estava escuro, à medida que as velas vão se acendendo, vai se iluminando.
"E a luz constatou que se iluminava ainda mais à medida que acendia outras luzes em seu caminho".
Com a luz de Deus ficamos iluminados e passamos a ser luz para aqueles que nos cercam.
Quando todos estiverem com a vela acesa e retornado a seus lugares, é hora de uma oração espontânea, para agradecer ou pedir alguma graça.
Também uma oração por aqueles que estão ausentes e para aqueles que já partiram deste mundo.
A seguir canta-se, com muita alegria, Noite Feliz para celebrar o nascimento do Menino-Jesus.
É chegada a hora de saborear a ceia carinhosamente preparada.
Depois da Ceia, vem o Papai Noel, tão esperado pelas crianças. Amigo Secreto entre os adultos.
Crie uma espiritualidade para seu Natal.
Feliz Natal!...
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário