SÍMBOLOS DE NATAL



Toda comunicação se dá por sinais. Os sinais velam e revelam mensagens profundas da vida que de outra forma não nos seriam comunicadas e não as conseguiríamos entender.

Presépio - Fala-nos da presença de Deus no meio dos homens, no despojamento e na humildade. O presépio moderno tem sua origem com São Francisco de Assis que, em 1223 inaugurou o primeiro no mundo Greccio.

Estrela de Natal - É o símbolo de Cristo, Luz do Mundo e lembra a estrela que guiou os Magos até Belém.

Árvore de Natal - A árvore sempre foi sinal de vida. No Natal, torna - se símbolo de Jesus Cristo, nossa vida. Ele é a árvore e nós os ramos. Há uma árvore que parece representar melhor a perenidade da vida que todos desejamos. É o pinheiro. Porque esta árvore não morre, não caduca. Inverno e verão conserva sua cor e sua vivacidade. Assim é Cristo e assim deve ser o cristão: Nunca perder o verde de sua fé.

Guirlanda ou Coroa do Advento- É feita de ramos verdes em forma circular, encimada por quatro velas que representam as quatro semanas de espera. A espera do dia de Natal.

Sinos de Natal - O toque dos sinos simbolizam e anunciam a alegria do nascimento de Jesus Cristo.

Velas de Natal - Simbolizam Cristo, Luz do Mundo, em nosso peregrinar. Recordam - nos a luz de nossa fé batismal que deve ser realimentada para que possamos ser luz onde vivemos.

Presentes de Natal - Em primeiro lugar simbolizam o grande presente do Pai aos homens: seu Filho Jesus Cristo. Em segundo, o presente da salvação e a alegria de sermos salvos. Seria também uma forma de presentear o aniversariante (Jesus) que habita em cada um de nós.

Ceia de Natal -Cristo veio para ser o pão da vida. Ele não só repartiu sua vida, mas também o pão com seus amigos, na última ceia. A ceia é símbolo de amizade. É uma comum união. É o encontro que reúne todos em volta de uma mesa e os aproxima.

Bolas coloridas e enfeites de Natal - Símbolo do bem que fazemos. Representam nossas boas ações. A diversidade na cor e no tamanho lembra que nossas obras devem ser muitas e variadas. “Elas estão presas ao pinheiro para dizer-nos que nossas obras devem estar ligadas a Jesus Cristo”


O NATAL AQUI EM CASA
                                               
Este ano, para a noite de Natal em nossa família, entre tantos símbolos,  escolhemos a vela e a ceia.
A vela simboliza Jesus, a Luz do Mundo em nossa passagem por esta vida. Recorda a luz de nossa fé batismal que deve ser realimentada para que sejamos luz onde vivemos.

A ceia reúne, agrega a família. Todos à mesa em comum união. Em comunhão.

Madre Tereza de Calcutá foi luz para muita gente e sempre dizia:

"Quando nos apresentarmos diante de Deus, ele não vai nos perguntar “quantas coisas boas nós fizemos em nossa vida, mas, o quanto de amor colocamos em cada coisa que fizemos”.

Cada pessoa presente terá diante de si, na mesa, um arranjo com uma vela.

Alguém inicia a cerimônia ( espiritualidade) com uma pequena leitura:
Leitura do seguinte texto:

José e Maria chegaram a Belém. Não encontraram alojamento. Maria estava para dar à luz a seu Menino. Encontraram abrigo num estábulo e nesse lugar NASCEU JESUS.

(Nesse momento acende-se a vela grande que simboliza Jesus. Apaga-se a luz elétrica.  Bate-se o sino festivamente.  Fica só a Luz de Cristo simbolizada na vela).

Pede-se para  cada família buscar a luz em Jesus, ou seja, acender a sua vela  na vela que representa Cristo. O ambiente que estava escuro, à medida que as velas vão se acendendo,  vai se iluminando.

"E a luz constatou que se iluminava ainda mais à medida que acendia outras luzes em seu caminho".

Com a luz de Deus ficamos iluminados e passamos a ser luz para aqueles que nos cercam.

Quando todos estiverem com a vela acesa e retornado a seus lugares,  é hora de uma oração espontânea, para agradecer ou pedir alguma graça.

Também uma oração por aqueles que estão ausentes e para aqueles que já partiram deste mundo.

A seguir canta-se, com muita alegria, Noite Feliz para celebrar o nascimento do Menino-Jesus.

É chegada a hora de saborear a ceia carinhosamente preparada.

Depois da Ceia, vem o Papai Noel, tão esperado pelas crianças. Amigo Secreto entre os adultos.


Crie uma espiritualidade para seu Natal.

Feliz Natal!...













.

Nenhum comentário:

Postar um comentário