LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL - PATRONO DA FEIRA DO LIVRO BALNEÁRIO PINHALl RA DO LIVRO BALNEÁRIO PINHAL


Balneário Pinhal, de 03 a 06 de fevereiro, será palco de mais uma edição da feira do livro. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, terá como patrono o escritor e atual Secretário Estadual de Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil. A programação da feira contempla atrações como espaço de leitura no ônibus biblioteca “Viajando com as letras”, apresentação de talentos locais, apresentação da banda marcial municipal, pocket show com Thedy Correa, da Banda Nenhum de Nós. Também acontecerá espetáculo circense, trocando ideias com escritores da região, apresentação dos resultados do primeiro ano de atividades do Fundo de Apoio à Cultura de Balneário Pinhal e contação de história, entre outros. A Feira do Livro integra a programação Verão Divertido, realizado pela Secretaria de Turismo. Com o tema ‘Ler no verão é pura emoção”, o evento acontece no Parque Cidadão, na sede.

A Academia de Escritores do Litoral Norte/RS estará presente na Feira do Livro do Balneário  Pinhal e participará em alguns dias de sua programação. Aguardem o programa da Feira.

O Patrono da Feira do Livro do Balneário Pinhal é o grande escritor Luiz Antonio Assis Brasil. 
Se você ainda não leu alguma de suas obras, procure ler. Eu aprecio demais seus livros e a sua estilo de escrever.
A seguir, algumas de suas obras que li e que foram adaptadas para o cinema:

1976 - "Um Quarto de Légua em Quadro"
1990 - "Videiras de Cristal" , 
1997 - "Concerto Campestre" 
1982- Manhã Transfigurada".

Outras obras suas:
1978 - A Prole do Corvo;
1981- Bacia das Almas;
1985- As Virtudes da Casa;
1986- O Homem Amoroso;
1987- Cães da Província;
1992- Perversas Famílias;
1993- Pedra da Memória;
1994- Os Senhores do Século;
1997- Anais da Província;
1997- Breviário das Terras do Brasil;
2001- O Pintor de Retratos;
2003-A Margem Imóvel do Rio;
2006- A Música Perdida.

Hoje, Luiz Antonio de Assis Brasil  é Secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.





CONHECENDO UM POUCO MAIS O PATRONO DA FEIRA DO LIVRO BALNEÁRIO PINHAL


LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL
Nascido em Porto Alegre, em 1945, Luiz Antonio de Assis Brasil passa parte da infância em Estrela, com a família. Retorna à capital em 1957. Cinco anos mais tarde começa a estudar violoncelo.
Em 1963 termina o Curso Clássico no colégio Anchieta, em Porto Alegre, dos padres jesuítas. Em 1964, ano do golpe militar, ocorre sua entrada no exército, para o serviço militar obrigatório. Um ano mais tarde Luiz Antonio ingressa no curso de Direito da PUCRS e também passa a fazer parte da OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – como violoncelista, lá permanecendo por 15 anos. Forma-se em Direito em 1970. Advoga por dois anos. Em 1975 ingressa como Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, função na qual atua até hoje; no mesmo ano inicia a colaborar na imprensa com artigos históricos e literários.

Premiações mais relevantes

Entre outros, recebeu os seguintes prêmios:
§                     Prêmio Literário Nacional, do Instituto Nacional do Livro (1987), por Cães da Província;
§                     Prêmio Erico Veríssimo (1987) pelo conjunto de sua obra;
§                     Prêmio Literário Machado de Assis, da Biblioteca Nacional (2001), por O Pintor de Retratos;
§                     Prêmio Jabuti (2003), por A Margem Imóvel do Rio. Menção;
§                     Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira (2004), por A MargemIimóvel do Rio. O único romance entre os três vencedores.

Carreira

Em 1976, Assis Brasil estreia como escritor publicando o romance Um Quarto de Légua em Quadro, lançado na 32.° Feira do Livro de Porto Alegre. Recebeu por seu primeiro livro o prêmio Ilha de Laytano. Foi também em 1976 que Assis Brasil também iniciou sua trajetória como administrador cultural: como chefe da secção de Atividades Artísticas da prefeitura de Porto Alegre; como diretor do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre em 1981; e como diretor do Instituto Estadual do Livro em 1983.
Entre 1978 e 1982, Assis Brasil publicou três livros: A Prole do Corvo, Bacia das Almas e Manhã Transfigurada.
Em 1984, recebeu uma bolsa de estudos do Instituto Goethe (Goethe-Institut) para estudar em Rothenburg ob der Tauber, na Alemanha. No ano seguinte, lançou seu livro As Virtudes da Casa e passa a ministrar a Oficina de Criação Literária do programa de pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS. A oficina já revelou nomes como Letícia Wierzchowski, Cíntia Moscovich, Daniel Pellizzari, Monique Revillion eDaniel Galera, tendo recebido o Prêmio Fato Literário, da RBS e do Banrisul.
Em 1986, é publicado o livro Um Homem Amoroso, de caráter autobiográfico. No ano seguinte, Cães da Província retoma o ciclo histórico do autor, que evoca como personagem o dramaturgo José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo-Santo, e os crimes hediondos da Rua do Arvoredo. Este romance deu ao autor o título de doutor em Letras e lhe concedeu o Prêmio Literário Nacional.
Atualmente, Luiz Antonio de Assis Brasil é Secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Li algumas de suas obras: “Videira de Cristal,” “ Um Quarto de Légua em Quadro”, “Concerto Campestre”. Tem um estilo muito bom.  Gostei muito de seus livros e da maneira como escreve.
Agora que Luiz Antonio de Assis Brasil estará em Balneário Pinhal na Feira do livro.Teremos a oportunidade para o conhecê-lo pessoalmente e adquirirmos algumas de suas obras.
Agende-se para a Feira do Balneário Pinhal.


.



[1] Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário