ENTREVISTA


ENTREVISTA


Neste ano de 2011 dedicarei um espaço neste blog para divulgar entrevistas feitas a membros da Academia de Escritores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul - AELN/RS
Mário Feijó é artista plástico e poeta. É Presidente da AELN - reside em Capão da Canoa.


1-Nome  do entrevistado: Mário Feijó

2-Data da entrevista: 01.01.11

3-Há quanto tempo está na AELN? Há mais de dois anos

4-Cidade de origem: Florianópolis

5-Por que se tornou membro da AELN? Pelo caráter associativo e pelo aprendizado que se obtêm convivendo com colegas escritores

6-Faz da escrita uma profissão? Sim

7-Por quê? Porque é algo que me completa. Escrever é muito mais que uma terapia. É levar aos outros uma experiência única de vida...

8-Como descobriu o caminho das letras? Como brotou o desejo de escrever? Há mais de 40 anos eu escrevo, mas fazendo revisão de teses e transformando-as em livros, no ambiente da Universidade Federal de Santa Catarina, onde eu era editor científico, me fez gostar ainda mais do caminho das letras.

9-Sofreu alguma influência? Acredito que não. Mas todos os livros que lemos na vida nos influenciam. É como conviver com pessoas, sempre levamos algo delas conosco e sempre deixamos um pouco de nós...

10-Que horário reserva para suas leituras? E para escrever? Eu faço isto sempre depois do meio dia... Pela manhã, só quando estou viajando, caso contrário no período da tarde e noite sempre uso para ler e escrever.

11-Que obra ou obras publicou? Individualmente publiquei ENCONTROS E EMOÇÕES (Poemas) – 1987; PERMITA-SE... (2007); OS FILHOS DA ENXURRADA (2008); A MAGIA DO AMOR (2009 - Portugal); em Antologias participei de pelo menos 15...
12-Fale dela ou delas? Meu trabalho poético é uma doação do amor que aflora em meu peito. Quero que as pessoas se convençam que o amor é a salvação para a humanidade. Amar a natureza, os animais e ao seu próximo e vejo isto como uma missão pessoal, sem qualquer demagogia (talvez este seja um grande defeito mas não quero mudar).
13-Foi difícil a publicação? Sempre é difícil publicar. Por isto levei 20 anos entre a publicação do primeiro livro e os demais, mas na época do primeiro livro eu trabalhava para sobreviver e agora como aposentado dou um pouco do que eu tenho para publicar meus trabalhos... Talvez daqui a pouco eu pare de fazê-lo, mas nestes próximos anos penso ainda em publicar mais um ou dois livros pessoais. O restante dos meus textos penso em fazer uma doação de direitos autorais à uma instituição cultural para que os publique e com os recursos das vendas publiquem os trabalhos de outros autores...
14- Como vê a cultura no litoral Norte? Ela é efervescente, no entanto não vejo grandes preocupações públicas com ela. Não vejo governos (nos três níveis: municipal, estadual e federal) preocupados com a cultura, mas não só com ela, com a educação também. E enquanto não houver mais investimento nestas áreas continuaremos um povo pobre, burro, e manipulado...
15-O que pensa sobre a tecnologia digital em relação ao livro impresso? O tempo dirá. No entanto eu não acho que a tecnologia digital leve o livro à morte. Eu penso que a educação, do jeito como é hoje pode levar os seres humanos que a usam para se comunicar com códigos, sufocando a língua mãe, a emburrecerem culturalmente. Hoje em dia a garotada fala:  “ hj msm eu tô aq t sprdo”, isto é um exemplo, mas existem coisas piores. O fato de todos os trabalhos de aula serem recortes de milhares de textos disponíveis na internet,  onde eles não citam autores, não colocam referência alguma de onde foi extraído, fazendo com que muita coisa apareça como AD ou DA. Isto é um crime. Sem contar que de vez em quando alguém ache um texto lindo demais, então resolve colocar um nome que esteja na mídia como autor. Já ouvi Marta Medeiros, Luiz Fernando Veríssimo e Moacir Scliar dizendo que muitos textos que circulam na internet não são de suas autorias... Com isto matam os autores que procuram sobrevivência...

CITE:
1-Um livro que tenha gostado e que recomenda: O CAÇADOR DE PIPAS
2-Um autor de sua preferência: Fernando Pessoa, Érico Veríssimo, José de Alencar Machado de Assis...
3-Um ídolo: Pablo Neruda
4-Um filme inesquecível: E O VENTO LEVOU
5-Uma música preferida: Ne me quitte pas – Maysa/Maria Gadu
5- Uma personalidade que admira: Luiz Fernando Veríssimo
6- Um recado para ler mais ou começar a gostar de ler: A leitura é um caminho sem volta para a cultura. Quem quer ter mais acesso às pessoas, facilidades em relacionar-se, abrir caminhos para o crescimento pessoal precisa necessariamente ler...
7- Fale sobre o que desejar.

             A vida é sempre um mistério a ser desvendado e nós a descobrimos vivendo intensamente, quando não conseguimos com nossas experiências devemos desvendá-la lendo.
            Os caminhos são muitos, mas com certeza a educação e a cultura são as únicas coisas capazes de abrir muitas portas...

            Existe um dito aborígene australiano que diz: “estamos por aqui de passagem. Viemos para aprender, crescer, evoluir e ir embora” então aprecie a vida.

Mário Feijó

Se desejar saber mais sobres os escritores acesse o site da AELN: www.aeln.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário