LEITURA - Leitores ou ledores?

Embora o prazo de inscrição tenha se expirado, é bom saber que há uma preocupãção sobre a leitura e os leitores no mundo globalizado.

Acontecerá em Porto Alegre  nos dias: 12,13 e 14 de maio:
II Congresso Internacional de Leitura Infantil e Juvenil.

I Fórum Latino Americano de Pesquisadores de Leitura.

Local: Porto Alegre - Teatro do Prédio 40 e Salas do Prédio 8 da Universidade - PUCRS.

Tema: A Literatura e as novas tecnologias: leitores plurais ou pós leitores?

Objetivos:
• Ampliar a rede de pesquisadores em leitura;


• Discutir estratégias de promoção de leitura e formação de leitores;

• Promover a reflexão e articulação em torno da questão da leitura e das representações visuais da sociedade, com foco na produção, mediação e recepção do conhecimento;

• Cotejar experiências realizadas em diferentes contextos sociais e educacionais que envolvam a leitura, o livro e a literatura.



Público Alvo:

Pesquisadores, professores, especialistas, estudantes de Letras e áreas afins.



CONVITE

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio convidam para o II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e para o I Fórum Latino-Americano de Pesquisadores de Leitura, a serem realizados nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2010, no Teatro do Prédio 40 e salas do Prédio 8 da Universidade.

SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM MAIS DETALHES, ACESSE:

www.pucrs.br/eventos/iicillij

No jornal Zero Hora de sábado, 8 de maio, saiu uma matéria escrita por Ana Cláudia Munari - doutoranda em Letras na PUCRS. Achei -a interessante. Vou transcrever de seu texto "Leitores ou ledores" o último parágrafo:

Como podemos chamar a leitura atual, quando se lê o romance, assiste-se ao filme, ouve-se a música, comenta-se no blog e ainda se envia e-mail para autores, diretores e os próprios leitores? Que leitor é esse conectado ao mundo hipermediático das palavras, imagens, sons e movimentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário