Minhas Leituras



Minhas Leituras


Neste final de ano terminei de ler dois livros.
Livros estes, que comprei no “1,99”. Não há desculpas para não ler. Adorei a leitura destes livros e os recomendo.

Primeiro que li: de Gilberto Scofield Jr. “Um Brasileiro na China” - o olhar de um jornalista estrangeiro sobre o país que mais cresce no mundo –  Rio de Janeiro: Ediouro : Globo,2007.

Este livro exibe textos e imagens de profissionais do jornal O Globo.
Gilberto Scofield Jr. (04/11/1965) é correspondente do jornal O Globo e colaborador do canal de notícias Globonews, autor de vários livros interessantes. Nesta obra, aborda comportamento, história, cultura popular, economia, drogas e os mais variados assuntos para revelar a complexidade de uma nação que concilia a herança comunista com a nova realidade capitalista. Um retrato impressionante do país-sede dos Jogos Olímpicos de 2008.

O livro inicia assim:
De cara, deixemos de lado o papo zen. A primeira coisa que o viajante observa quando chega à China é o superlativo absoluto. Tudo é grandioso. Estamos falando de um país de 9,6 milhões de quilômetros quadrados (o Brasil, outro gigante tem 8,5milhões), de uma população de 1,3 bilhão de pessoas, um quinto dos habitantes do planeta, e de uma economia que cresce a uma taxa anual de cerca de 10% há vários anos.
Disso resulta a primeira conclusão de quem chega ao país: gente demais, carros demais, bicicletas demais, obras demais, informação visual demais, comida demais...
O livro é muito bom e recomendo.





Segundo livro:


Outro livro que terminei de ler no dia 31/12/11, virada de ano, foi “O sol dos SCORTA” de Laurent Gaudé - tradução de Maria Helena Rouanet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Comentários de leitores sobre o livro na contracapa:

“Uma história que marcará você como um ferro em brasa. Simplesmente inesquecível.”(Lire)

“Laurent Gaudé parece escrever com a luz do sol. Ele dá a seus personagens um poder brilhante, uma força magnífica. A história é ao mesmo tempo fabulosa e irrisória. Somos capturados, enfeitiçados e agarrados a cada página.”( Marie-France).

Meu comentário: O livro prende o leitor. Muitas vezes eu estava nos meus afazeres e não via a hora de me dedicar à leitura. Cada página uma surpresa. O autor escreve de uma maneira brilhante, inteligente, muito agradável. É um livro diferente.
Passa-se no ano de 1875. “Uma família deveria nascer daquele dia de sol ardente. Porque um estupro fundou sua linhagem, os Scorta vieram ao mundo sob o manto da desonra, em Montepuccio”, pequeno vilarejo do Sul da Itália...
Recomendo a leitura deste livro.

Um comentário:

  1. Bela postagem professora, por vezes as pessoas olham os livros pelo valor de edição, não deixam-se envolver pela experi~encia de ler um livro que esteja no balaio de ofertas, porém, este costume está aospoucos mudando e isto me faz crer no futuro deste país, pra minha amiga escritora e poetiza, bjos de gratidão e agradecimento por fazer parte da minha lista de pessoas queridas.

    ResponderExcluir