Ontem, dia onze, quinta-feira, fui a Porto Alegre.Dediquei a tarde à visitação da Feira do Livro. Na oportunidade entrei nos prédios do Santander , espaço especial para a arte nas suas mais diversas manifestações.
De 9 de setembro a 5 de dezembro está acontecendo a Mostra cultural com entrada franca: ROBERT WILSON VIDEO PORTRAITS.
Esta exposição está no grande hall do Santander. São nove quadros.
É muito interessante. É a arte em alta tecnologia. Vídeo Portaits insere Porto Alegre na turnê mundial que vem recebendo intensa repercussão junto ao público e à mídia.É algo diferente . Não vi ainda nada igual. São quadros como se fossem fotografias, porém em vídeo. A princípio, a imagem parece estática. À medida em que paramos para olhar, vemos que respira e depois de algum tempo abre os olhos... Há uma certa interação do contemplado com o contemplador. É como se uma fotografia se comunicasse conosco.
Entre outras, há uma tela com Brad Pitt na chuva, mas chuva mesmo, com uma pistola d´'agua na mão. Só contemplar Brad Pitt já chega. Esperar que se movimente e nos dê um tiro de água.... leva tempo... é o preço que se paga. E o tempo é ouro, num mundo de tanta pressa.
.
Na galeria superiror há outras mostras
Há sempre programações culturais. É preciso estar atento.
MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL
No Memorial do Rio Grande do Sul há uma exposição permanente: LINHA DO TEMPO.
"A Linha do Tempo é uma exposição que destaca os principais eventos que fizeram a história do povo do Rio grande do Sul. São 36 painéis temáticos que contam a história política, social e cultural do Estado, por intermédio de textos, ilustrações e mapas".
Sugestão: seria muito interessante os professores agendarem uma excursão ao Memorial. Pode ser feito, previamente, um projeto com os alunos para que haja grande aproveitamento.
No espaço térreo, no saguão, nas colunas vamos encontrar de forma ilustrada, com breve biografia e ilustrações, personagens da história do Estado, nas mais diversas áreas de atuação: política, cultural, literarária, esportiva, meio empresarial...
Entre esses personagens vamos encontrar os escritores gaúchos Érico Veríssimo, Simões Lopes Neto, o artista plástico Ibere Camargo, a cantora gaúcha Elis Regina, o compositor Lupicínio Rodrigues. No futebol, Tesourinha; na política, Getúlio Vargas,Carlos prestes, Flores da Cunha, Assis Brasil.Também está lá Jacobina Mauer , ainda não tão conhecida por muitos e que pode ser comparada a Antônio Conselheiro(de saias). Para uns foi profeta, para outros, bruxa.Procure ler sua história. É muito interessante.
O Memorial apresenta ao visitante muitas opções: - Salas de vídeos; auditório; - Espaço Giuseppe Garibaldi - Herói de dois Mundos - exposição permanente doada pelo Instituto Italiano Fernando Santi (Itália); Memória do Prédio dos Correios de Telégrafos; Espaço Cultural Décio Freitas - salas destinadas a reuniões.
VISITAS GUIADAS
"O Memorial do Rio Grande do Sul tem como função primordial propor, abrigar e dar suporte a ações educativas diversificadas. De forma lúdica e objetiva é apresentada a memória histórica do Estado. São disponibilizados meios didáticos como projeção de filmes e painéis para ilustração e assimilação dos assuntos abordados."
A arquitetura do prédio é um show.Construído em 1910 e 1914, foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn, responsável por várias outras construções edificadas no Centro Histórico de Porto Alegre, no começo do século XX.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sofreu criterioso processo de restauração que modernizou e adequou as instalações para receber uma nova instituição.
O Memorial do rio Grande do Sul foi inaugurado em 26 de junho de 2000.
MUSEU DE ARTES DO RIO GRANDE DO SUL.
Outro prédio, ao lado do Memorial, meio à Feira do Livro. Abriga exposições de artes.
Outro dia informarei mais.
.
56ª FEIRA DO LIVRO EM PORTO ALEGRE
Professora Leda Saraiva Soares, nascida em Osório em 05 de dezembro de 1939. Desde a mais tenra idade reside em Tramandaí. Licenciada em Língua Portuguesa e Literatura – PUCRS em 1975. Casada com Noel José Soares (Cirurgião-Dentista) com o qual tem cinco filhos: Alexandre, José, Jaqueline, André e Rafaela e 11 netos. Neta de comerciante pioneiro que se radicou em Tramandaí em 1916, Sr. Fernando Silveira do Amaral. Porque tem raízes nesta terra, dedica-se à pesquisa da história da região litorânea.
Obras: “Tramandaí terra e Gente” - com Sônia Purper; “Imbé Histórico Turístico”; “Contos e Lendas da Região”; “O Reino Encantado do Peixe-Rei”; “Tramandaí, Lembranças a Granel”; “A Saga das Praias Gaúchas – de Quintão a Torres, mais de um século de história” – Martins Livreiro-Editor; vários opúsculos e publicações em revistas e jornais.
Outros Idiomas
PESQUISA
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
3-latest-65px
ARQUIVO
- agosto (1)
- junho (10)
- maio (2)
- maio (1)
- maio (1)
- abril (1)
- abril (1)
- outubro (2)
- setembro (6)
- março (1)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (3)
- agosto (1)
- julho (1)
- janeiro (1)
- novembro (1)
- setembro (3)
- abril (2)
- janeiro (2)
- dezembro (6)
- novembro (2)
- outubro (1)
- julho (2)
- maio (2)
- março (7)
- fevereiro (1)
- dezembro (1)
- novembro (2)
- outubro (4)
- setembro (3)
- agosto (2)
- julho (2)
- maio (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (4)
- janeiro (6)
- dezembro (4)
- novembro (4)
- outubro (2)
- agosto (2)
- julho (2)
- junho (1)
- maio (2)
- abril (3)
- março (4)
- fevereiro (6)
- janeiro (11)
- dezembro (5)
- novembro (5)
- outubro (3)
- setembro (5)
- agosto (2)
- julho (5)
- junho (7)
- maio (4)
- abril (7)
- março (6)
- fevereiro (10)
- janeiro (12)
- dezembro (12)
- novembro (14)
- junho (3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário