RAÍZES - O QUE É?
Raízes é um movimento que reúne pesquisadores, historiadores, escritores, animadores culturais, professores, alunos, enfim,os cidadãos que realizam as mais diferentes atividades nos municípios sediados na região nordeste do Rio Grande do Sul, como também os que se interessam por essa área e que desejam revelar e escrever sobre suas origens, evocar suas lembranças, recordar as ações de seus antepassados, para trazer à luz a trajetória da região que tem uma história, mais que local, conjunta, de relações, a qual precisa ser reconhecida, como pilar para seu desenvolvimento.
Quantos municípios integram este movimento?
Eles somam 78, em 2009.
Quais? Aqueles que nasceram dentro do primitivo município de Santo Antônio da Patrulha.
Mas que história é esta?
É que os 496 municípios existentes no Rio Grande do Sul, atualmente, são descendentes dos quatro primeiros municípios criados em 1809, por D. João VI, através de Provisão Real de 7 de outubro daquele ano, a saber: Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha.
Em 3 de abril de 1811, a Câmara de Santo Antônio da Patrulha foi instalada, passando a dirigir a vasta região nordeste da Capitania. Com uma área de 34.184 Km² reunia os distritos da então Freguesia de N.Srª da Oliveira e a Capela de São Francisco de Paula de Cima da Serra( que abraçavam a serra) e da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Arroio(Osório) e o Presídio das Torres (que abraçavam o Litoral).
Ao longo dos séculos XIX e XX as emancipações foram se sucedendo, reduzindo a área municipal de Santo Antônio da Patrulha a menos de 1.000 Km², na virada para o século XXI.
Dessa história regional pouco se sabia até a década de 1980, especialmente de como as emancipações foram se sucedendo e quais suas condições e obstáculos, seus trâmites e sucessos, suas relações e possibilidades de integração frente às histórias locais. Enfim a escrita desta realidade precisa ser feita e divulgada.
Com esta perspectiva iniciou-se em abril de 1990, na administração Sílvio Miguel Fofonka, então Prefeito de Santo Antônio da Patrulha e depois do município de Caraá, a trajetória dos Encontros dos Municípios Originários - EMOSAP. O evento é itinerante. A cada ano um município sedia o RAÍZES.(...) (Trancrição de texto que acompanha o material de divulgação do encontro RAÌZES).
RAÍZES SERÁ SEDIADO EM BALNEÁRIO PINHAL
Professora Leda Saraiva Soares, nascida em Osório em 05 de dezembro de 1939. Desde a mais tenra idade reside em Tramandaí. Licenciada em Língua Portuguesa e Literatura – PUCRS em 1975. Casada com Noel José Soares (Cirurgião-Dentista) com o qual tem cinco filhos: Alexandre, José, Jaqueline, André e Rafaela e 11 netos. Neta de comerciante pioneiro que se radicou em Tramandaí em 1916, Sr. Fernando Silveira do Amaral. Porque tem raízes nesta terra, dedica-se à pesquisa da história da região litorânea.
Obras: “Tramandaí terra e Gente” - com Sônia Purper; “Imbé Histórico Turístico”; “Contos e Lendas da Região”; “O Reino Encantado do Peixe-Rei”; “Tramandaí, Lembranças a Granel”; “A Saga das Praias Gaúchas – de Quintão a Torres, mais de um século de história” – Martins Livreiro-Editor; vários opúsculos e publicações em revistas e jornais.
Outros Idiomas
PESQUISA
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
3-latest-65px
ARQUIVO
- agosto (1)
- junho (10)
- maio (2)
- maio (1)
- maio (1)
- abril (1)
- abril (1)
- outubro (2)
- setembro (6)
- março (1)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (3)
- agosto (1)
- julho (1)
- janeiro (1)
- novembro (1)
- setembro (3)
- abril (2)
- janeiro (2)
- dezembro (6)
- novembro (2)
- outubro (1)
- julho (2)
- maio (2)
- março (7)
- fevereiro (1)
- dezembro (1)
- novembro (2)
- outubro (4)
- setembro (3)
- agosto (2)
- julho (2)
- maio (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (4)
- janeiro (6)
- dezembro (4)
- novembro (4)
- outubro (2)
- agosto (2)
- julho (2)
- junho (1)
- maio (2)
- abril (3)
- março (4)
- fevereiro (6)
- janeiro (11)
- dezembro (5)
- novembro (5)
- outubro (3)
- setembro (5)
- agosto (2)
- julho (5)
- junho (7)
- maio (4)
- abril (7)
- março (6)
- fevereiro (10)
- janeiro (12)
- dezembro (12)
- novembro (14)
- junho (3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário