LEITURAS

Terminei de ler o livro " A Menina que Roubava Livros"  de Marcus Zusak.Tradução de Vera Ribeiro.Ilustrações de Trudy White - Rio de Janeiro: Intrinseca 2007.

Gostei muito.É muito interessante!

O narrador é a morte. Mas não se assuste que a morte é certa...
 A morte não mostra sua cara. Embora esteja o tempo todo narrando, sua presença passa desapercebida.

É um livro de ficção e se passa na época da Segunda Guerra Mundial. O primeiro contato da "menina que roubava livro",  com um livro, ocorre de modo inusitado. Mesmo sem saber ler, aquele livro achado, mais achado do que roubado, tem um signifacado muito especial para ela, porque marca uma cena exrtremamente dolorosa que a leva a pesadelos por um bom tempo.

A linguagem do autor é especial. Usa metáforas diferentes e interessantes. De repente a narrativa  transforma se em poema, mas um poema cru, diferente... Além de um enredo que prende o leitor, têm-se uma visão parcial do sofrimento que a Segunda Guerra Mundial trouxe às pessoas.


O livro nos leva a muitas reflexões.
O que mais interessa neste mundo é o amor que demonstramos em nossas atitudes de acolhimento, de cumplicidade, de ajuda, de desprendimento para com aqueles extremamente necessitados.
Algumas pessoas são doces e  conseguem dar-se na medida certa. Outras há que não sabem expressar o seu amor. São rispidas, são agressivas, estúpidas, mas no fundo têm um grande coração que pulsa forte e é capaz de amar profundamente.

"A menina que roubava livro" não sabia o quanto o livro seria importante em sua trajetória.

Será que já descobrimos a importância do livro para nossas vidas?

Quem sabe um passeio pela  IX Feira do Livro que está acontecendo em Tramandaí vai nos levar a algum li vro que nos atrairá para a leitura?

"Ler é só começar, depois vira mania".

Dicas para achar um espaço para a leitura:

1) Achar um livro que me atraia.

2)Descobrir um horário para ler.


Onde encontrar livros?

  Na Feira do Livro de Tramandaí, nas livrarias, nos Cafés, na Biblioteca Pública Municipal de Tramandaí "Manoelito de Ornellas" e  Biblioteca Pública Municipal de Imbé Engº "José Baptista Pereira", na Tenda da Petrobras - Av. Beira Mar...

Como encontrar um horário para ler?

Tempo é questão de preferência.

Quem sabe seleciono determinados programas de TV e reservo  um tempo para ler?

Ver menos televisão e ler mais. É uma opção. Posso dizer que depois que você descobrir o gosto pela leitura, que o leva a mundos diferentes, não vai sentir falta da TV.

Leve o livro com você. Quando tiver oportunidade, enquanto viaja, enquanto espera por alguém, ou quando vai ao médico  ou ao dentista... ou à praia... nesse momento de espera, leia.
Ou leia de madrugada.

Quando perco o sono, não me importo. Abro meu livro e viajo nele.

O livro cai da minha mão e eu caio no sono.

Outro dia darei mais dicas de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário