Livro Tramandaí Terra e Gente

Tramandaí Terra e Gente (2ª edição) (em co-autoria com Sônia Purper),1985.

Esta obra resgata a história de Tramandaí: povoado de pescadores e praia balnear que surgiram às margens do rio por volta de 1880 e que na época do povoamento de Rio Grande do Sul, ao longo de muitos anos, foi corredor de gado vacum, cavalar e muar, arrebanhado nas bandas do Prata e conduzido ao centro do país. Para o controle dessa passagem, havia uma Guarda de Registro às margens do rio que deu nome ao Município. Em 1839 Garibaldi, com seus lanchões, sai pela na barra do rio Tramandaí. Rio onde se pesca a sardinha sem isca. Rio, onde as lendas e a história se mesclam com a belíssima paisagem e o singular pôr do sol.

6 comentários:

  1. Uma delícia fazer a leitura deste livro, muito obrigado e q DEUS ilumine-a para novos brindes culturais como este, um verdadeiro desfile entre novidades, cultura e até um pouco de diversão, sim, pois ler é tb divertir-se, pra minha adorável professora historiadora, bjossssssss

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse livro me traz muitas lembranças, morria de medo da lenda do minhocão quando era criança...bjos

    ResponderExcluir
  3. Oii Leda Saraiva Soares !!
    Sou acadêmica Alexandra S. Almeida Heylmann do curso de Hotelaria e Eventos da Ulbra-Torres/ RS e estou fazendo meu projeto de conclusão do curso sobre a "Segurança Alimentar em Eventos Gastronomicos", com enfase na Festa Estadual do Peixe. Mais moro em Terra de Areia e não consigui quando fui a Tramandaí seu livro, para descrever sobre o município.
    Não sei, se é possível me passar o livro em pdf, ou trechos só para eu concretizar o meu trabalho.

    Desde já agradeço.
    meu email é stephanieheylmann@hotmail.com
    Kelly é o nome da minha irmã, entrei perfil dela para comentar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Dona Leda. Gostaria de conversar contigo por e-mail.
    Aguardo teu contato.

    camila.bulle@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. meu sogro participou do primeiro carnaval de rua de tramandai. Quero presentea-lo com a materia que aparece o nome dele PROFESSOR FOSSARI.
    ME AJUDA

    ResponderExcluir