UMA CAMINHADA À BEIRA-MAR LEVOU-ME A ESCREVER:




                                                                                           Leda Saraiva Soares
AVENIDAS À BEIRA-MAR :
                               SALAS DE VISITA
                                              CARTÕES POSTAIS
                                                         CARTÕES DE VISITA

Registros mostram que a partir de 1875 veranistas passaram a buscar as praias do litoral gaúcho.
Tramandaí não nasceu à beira-mar, como a maioria das praias, mas à margem do rio que lhe deu o nome, distante do mar cerca de um quilômetro. Por esta razão sempre houve necessidade de condução para os banhos.

O QUE ATRAIU O VERANISTA DO SÉCULO XIX E ATRAI O VERANISTA DO SÉCULO XXI A BUSCAR O LITORAL NO VERÃO?
Sem dúvida alguma, é o MAR.
Inicialmente, os veranistas passavam uma temporada na praia, isto é, um tempo grande – de janeiro a março. Deixavam aqui o estresse e suas mazelas. Os banhos eram tratamento de saúde, tomados entre cinco e seis horas da manhã. Retornavam ao hotel de carreta, depois de assistir ao espetáculo do nascer do sol à beira-mar. Porque passavam um bom tempo nos hotéis do litoral, formavam um grupo de amigos. Divertiam-se muito. Cada hotel tinha sua orquestra. Após o  jantar havia baile, vispora, sarau ...
 O tempo, acompanhado de constante soprar do vento,  foi alterando o horário dos banhos. Hoje, os banhistas vão para a praia no horário mais impróprio, menos saudável.
É um privilégio morar à beira-mar. A população residente não se dá conta disso e não pode avaliar o que significa o mar para aqueles que moram em lugares afastados do litoral, em plagas muito quentes, como na fronteira, na região central, na Capital do Estado, no Vale dos Sinos e no Vale do Paranhana...  Nada mais gratificante do que chegar ao litoral e tomar um banho de mar para expulsar aquele calor que queima até a alma e desfrutar de uma brisa agradável.
A população residente dispõe do mar o ano todo e passamos algum tempo sem ver o mar. Posso dizer isto por mim, que raramente vou à praia. O clima é tão agradável que não sinto necessidade de desfrutar de um banho de mar. Mas em dias excepcionalmente quentes, um banho de mar é tudo de bom.
Que o mar é responsável pela vinda de veranistas, isto é incontestável.
O mar é maravilhoso! Tanto para nos refrescar, como para ser contemplado. No seu embalar constante, transforma-se em calmante, um acalanto para o espírito.
O mar representa liberdade, descontração. É uma alegria brincar em suas ondas. É voltar a ser criança. É recompensa para quem estudou e trabalhou duro o ano inteiro. É o contato íntimo com a natureza. É a troca do calor do corpo por um pouco do frescor de suas águas. É o bronzeado bonito do corpo daqueles que se entregam a passeios à beira-mar. É o contentamento puro e assustado da criança, quando as ondas brincam com seus pezinhos. É a emoção do surfista. É o sustento do pescador profissional e lazer do amador.
Por tudo isto, o mar é a razão de ser dos municípios litorâneos.
O mar é mistério. O mar é vida!
As caminhadas nas Avenidas à Beira-Mar, das praias, acontecem no inverno e no verão. É um espaço muito especial para essa atividade física.
 Logo, as avenidas (de todas as praias) que ficam à beira-mar, são como salas de visita dos municípios. São cartões de visita destes. São verdadeiros cartões postais.
Então pergunto:
-Como estão as avenidas à beira-mar das praias do Litoral Norte?





QUALIDADE DE VIDA

Quando esperamos uma visita, a primeira providência que tomamos é a de limpar a casa, colocar as coisas nos seus devidos lugares (se é que não estão), para que o visitante sinta-se bem. É o mínimo que se deve fazer. Quem sabe, uma ajeitada aqui, outra acolá para deixar o ambiente acolhedor... E o pátio? A grama? Aquele material amontoado lá no canto que nunca chega a hora de organizar ou remover dali? Sem falar da atenção e acolhimento...
A limpeza é fundamental. Limpeza é saúde. É qualidade de vida. A limpeza é fundamental tanto para a população residente como para o veranista e para os visitantes.
A limpeza numa cidade que recebe, é PRIORIDADE.  O lixo não pode deixar de ser recolhido em fins de semana. O mesmo serve para a limpeza das ruas. 
O comércio em geral e as avenidas à beira-mar não fecham nos fins de semana.
Ainda quero ver as Avenidas à Beira-Mar de todas as praias do Litoral Norte transformar-se em salas de visita para que a população residente, veranistas, visitantes e turistas sintam-se em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário